fbpx

Sinais de Jesus para hoje: A pesca maravilhosa

TEXTO: JOÃO 21.1-14

Depois disto manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:
Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.
Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Dizem-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco, e naquela noite nada apanharam.
E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.
Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.
E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.
Então aquele discípulo, a quem Jesus amava, disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.
E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.
Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.
Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.
Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinqüenta e três grandes peixes e, sendo tantos, não se rompeu a rede.
Disse-lhes Jesus: Vinde, comei. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.
Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes e, semelhantemente o peixe.
E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dentre os mortos.

ENCONTRO:

Como você se sente quando marca um compromisso com alguém e esse alguém chega atrasado?

EXALTAÇÃO:

Teu Reino – Ministério Cristo Vivo

Deus do impossível – Toque no altar

EDIFICAÇÃO:

Frustração. Essa palavra descreve como deve ter sido para os discípulos durante aquele intervalo de 40 dias entre a ressurreição de Jesus e Sua ascensão. Com poucas exceções, os discípulos passaram três anos maravilhosos com Jesus. Eles viajavam juntos, comiam juntos, acampavam juntos à noite e compartilhavam uma bolsa comum. Seus momentos privados e relaxantes juntos eram extremamente poucos e distantes entre si, mas pelo menos eles estavam continuamente em contato próximo durante o tempo do ministério terreno de nosso Senhor.

As últimas horas que nosso Senhor passou com Seus discípulos antes de Sua prisão foram privadas e ininterruptas. Após o horror da prisão, julgamento e crucificação de nosso Senhor, seria tentador pensar nesse intervalo de 40 dias como um tempo de comunhão maravilhosa para nosso Senhor e Seus discípulos, mas não foi realmente o caso. Por um lado, os discípulos esperavam que Jesus começasse imediatamente Seu reino, mas logo ficou evidente que isso não estava acontecendo. Por outro lado, os discípulos não estavam realmente vendo seu Senhor. Depois que Jesus apareceu a eles, e eles estavam convencidos de que Ele estava vivo, eles ficaram cheios de alegria. Mas eles sabiam que esse momento logo iria passar e que Jesus estava voltando aos céus.

PERGUNTAS:

1. Em sua opinião, porque Pedro toma a decisão de ir pescar?

2. Depois de tanto tempo que os discípulos passaram junto com Jesus, porque não conseguiram reconhece-lo a beira da praia?

3. Depois de passar a noite inteira pescando sem pegar nada, você jogaria a rede novamente ao mar? Por que eles tomaram a decisão de jogar as redes novamente?

4.Você está vivendo uma vida de obediência a Cristo a ponto de não duvidar da sua palavra? Você tem exercitado sua fé?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: Gálatas 6 —- Ezequiel 2-3 —- Salmos 149
  • Terça-feira: Efésios 1 —- Ezequiel 4-5 —- Salmos 150
  • Quarta-feira: Efésios 2 —- Ezequiel 6-7 —- Isaías 40
  • Quinta-feira: Efésios 3 —- Ezequiel 8-9 —- Isaías 41
  • Sexta-feira: Efésios 4:1-17 —- Ezequiel 10-11 —- Isaías 42
  • Sábado: Efésios 4:17-32 —- Ezequiel 12-13 —- Isaías 43
  • Domingo: Efésios 5:1-20 —- Ezequiel 14-15 —- Isaías 44
AVISOS:


NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min.

Culto Celebração da Noite Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 18h30min.

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO: