TEXTO: Tiago 2.1-13

Meus irmãos, não tenhais a fé de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.

Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,

E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,

Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?

Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

Mas vós desonrastes o pobre. Porventura não vos oprimem os ricos, e não vos arrastam aos tribunais?

Porventura não blasfemam eles o bom nome que sobre vós foi invocado?

Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.

Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.

Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo.

ENCONTRO:

Para você, as aparências enganam? Por que?

EXALTAÇÃO:

Mandamento de amor – Ministerio Koinonia

Como é precioso – Ministério Koinonia

EDIFICAÇÃO:

Existem práticas que não combinam com a fé em Cristo. Tais práticas anulam ou desvirtuam o andar do cristão com a pessoa de Jesus de tal forma que não se pode traduzir em testemunho valido a fé nele. O próprio Tiago exemplifica. “Se, portanto, entrar na vossa sinagoga algum homem com anéis de ouro nos dedos, em trajos de luxo, e entrar também algum pobre andrajoso, e tratardes com deferência o que tem os trajos de luxo e lhe disserdes: Tu, assenta-te aqui em lugar de honra; e disserdes ao pobre: Tu, fica ali em pé ou assenta-te aqui abaixo do estrado dos meus pés, não fizestes distinção entre vós mesmos e não vos tornastes juízes tomados de perversos pensamentos?” (Tg. 2.2-4)

Existem práticas que o cristão não deve vivenciar, pois fogem dos limites da própria fé cristã. Uma dessas práticas é a acepção de pessoas. Fazer acepção de pessoas é assumir atitude preconceituosa. Isso não combina em nada com o ritmo do corpo – a igreja. Seu ajustamento para funcionar em promoção da glória de Deus ocorre da aceitação das pessoas. A acepção de pessoa não serve à glória de Deus e ao funcionamento da igreja.

PERGUNTAS:

1. Em sua opinião, por que Tiago começa o texto condenando a prática de acepção de pessoas?

2. Para você qual o sentido da expressão do verso 5: “não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?”

3. Tiago, no verso 8 fala sobre a lei real. “Ame o seu próximo como a si mesmo”. O que essa lei tem a ver com o cristianismo?

4. Você tem vivido o mandamento de amor? O que isso pode implicar em seu viver diário?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: II Coríntios 9 —- II Reis 22:1-23:34 —- Naum 3
  • Terça-feira: II Coríntios 8 —- II Reis 20-21 —- Naum 2
  • Quarta-feira: II Coríntios 10 —- II Reis 23:35-24:20 —- Habacuque 1
  • Quinta-feira: II Coríntios 11 —- II Reis 25 —- Habacuque 2
  • Sexta-feira: II Coríntios 12 —- I Crônicas 1-2 —- Habacuque 3
  • Sábado: II Coríntios 13 —- I Crônicas 3-4 —- Sofonias 1
  • Domingo: João 1:1-18 —- I Crônicas 5-6 —- Sofonias 2
AVISOS:


NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min.

Culto Celebração da Noite Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 18h30min.

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO: