TEXTO: I PEDRO 5.1-4

Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.

ENCONTRO:

Você tem ou já teve animal de estimação? Como foi a experiência?

EXALTAÇÃO:

Nosso Deus – Marcus Salles

Deus forte – Kleber Lucas

EDIFICAÇÃO:

Pedro é um homem mudado. Pedro foi totalmente transformado e sua visão sobre liderança foi radicalmente transformada. A perspectiva de Pedro sobre liderança agora é a de seu Senhor. Nestes versículos dirigidos principalmente aos presbíteros, vemos uma ligação muito clara com o ensino de nosso Senhor nos Evangelhos, um ensinamento que Pedro abraçou para si e agora está ensinando outros.

Quando Pedro exorta os anciãos a “pastorear o rebanho” (1 Pedro 5: 2), somos lembrados das palavras de Jesus a Pedro em João 21: 15-17. Quando Pedro instrui os líderes da igreja a não “dominar” aqueles sob seus cuidados (1 Pedro 5: 3), somos lembrados das palavras de nosso Senhor: Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Mateus 20:25-28) E quando Pedro exorta todos os seus leitores a “revestir-se de humildade”, dificilmente podemos perder a alusão ao exemplo e ensino de nosso Senhor em João 13 quando Ele se vestiu com uma toalha como um servo e lavou os pés dos discípulos.

Pedro pastor e líder é um homem diferente do Pedro dos Evangelhos. E seu ensino é muito diferente do que esperaríamos dele a partir dos relatos dos Evangelhos. Seu ensino também é muito diferente de muito que é ensinado sobre liderança hoje, mesmo em círculos cristãos.

As palavras de Pedro não são apenas para os presbíteros nem mesmo para os líderes. Estas são palavras dirigidas a todos. Todos devemos ouvir com atenção, esperando que o Espírito Santo deixe seu significado e aplicação claros em nossas mentes – e também em nossas vidas.

PERGUNTAS:

1. No verso 1 Pedro se iguala aos outros presbíteros. Por que ele resolveu tomar essa postura? Que diferença essa atitude pode ter no meio do povo de Deus?

2. Por que Pedro orienta os presbíteros a cuidar do rebanho de Deus? Como isso se dá dentro da igreja de Jesus?

3. Nos versos 3 e 4 Pedro traz orientações claras sobre como pastorear (cuidar). Por que ele resolve gastar tempo com essas orientações?

4. você tem colocado sua vida a disposição do Reino para cuidar (pastorear) de alguém?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: Mateus 11:1-19 —- Levítico 11-12 —- Provérbios 24
  • Terça-feira: Mateus 11:20-30 —- Levítico 13 —- Provérbios 25
  • Quarta-feira: Mateus 12:1-21 —- Levítico 14 —- Provérbios 26
  • Quinta-feira: Mateus 12:22-50 —- Levítico 15-16 —- Provérbios 27
  • Sexta-feira: Mateus 13:1-23 —- Levítico 17-18 —- Provérbios 28
  • Sábado: Mateus 13:24-58 —- Levítico 19 —- Provérbios 29
  • Domingo: Mateus 14:1-21 —- Levítico 20-21 —- Provérbios 30
AVISOS:

NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO: Renove sua esperança e a de alguém que você se importa - Compartilhe!