Semana 6: Permanecendo firmes

TEXTO: NEEMIAS 6 (texto completo no final do roteiro)
ENCONTRO:

Qual o prato de comida que você mais gosta? E por que?

EXALTAÇÃO:

Senhor tu és bom (Adoração e Adoradores)

Teu Reino (Cristo Vivo)

EDIFICAÇÃO:

Em seu objetivo de reconstruir os muros de Jerusalém, Neemias teve que enfrentar as ameaças violentas do inimigo (capítulo 4). Ele teve que lidar com o conflito interno entre judeus ricos e pobres (capítulo 5). Ele está quase terminando agora. As brechas na parede foram reparadas e a parede está completa, exceto pelas portas nos portões. Mas o inimigo não desistiu. No capítulo 6, ele atinge novamente com quatro esquemas: intriga (6: 1-4); insinuação (6: 5-9); intimidação (6: 10-14); e, infiltração (6: 15-19) Para completar a obra que Deus nos deu, devemos discernir e resistir aos muitos esquemas de Satanás.

PERGUNTAS:

1ª) O que significa discernimento?

2ª) Como um cristão pode crescer em discernimento para evitar as armadilhas de Satanás?

3ª) Como Neemias reagiu as mentiras dos inimigos?

4ª) Visto que Satanás se disfarça de anjo de luz e seus servos de servos da justiça (2 Cor. 11: 14-15), como podemos estar em guarda contra seus servos na igreja?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: Mateus 8:1-13 | Êxodo 39-40 | Provérbios 18
  • Terça-feira: Mateus 8:14-34 | Levítico 1-2 | Provérbios 19
  • Quarta-feira: Mateus 9:1-17 | Levítico 3-4 | Provérbios 20
  • Quinta-feira: Mateus 9:18-38 | Levítico 5-6 | Provérbios 21
  • Sexta-feira: Mateus 10:1-25 | Levítico 7-8 | Provérbios 22
  • Sábado: Mateus 10:26-42 | Levítico 9-10 | Provérbios 23
  • Domingo: Mateus 11:1-19 | Levítico 11-12 | Provérbios 24
AVISOS:

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Gostou da lição de hoje? Copie o link abaixo e compartilhe com alguém que você se importa.
https://www.qibrj.org.br/recomecos-semana-6/

Até a nossa próxima reunião!

Neemias 6:1-19
Sucedeu que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o árabe, e o resto dos nossos inimigos, que eu tinha edificado o muro, e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,
Sambalate e Gesém mandaram dizer-me: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
E enviei-lhes mensageiros a dizer: Faço uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse, e fosse ter convosco?
E do mesmo modo enviaram a mim quatro vezes; e da mesma forma lhes respondi.
Então Sambalate ainda pela quinta vez me enviou seu servo com uma carta aberta na sua mão;
E na qual estava escrito: Entre os gentios se ouviu, e Gasmu diz: Tu e os judeus intentais rebelar-vos, então edificas o muro; e tu te farás rei deles segundo estas palavras;
E que puseste profetas, para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá; de modo que o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.
Porém eu mandei dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.
Porque todos eles procuravam atemorizar-nos, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos.
E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.
Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei.
E percebi que não era Deus quem o enviara; mas esta profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.
Para isto o subornaram, para me atemorizar, e para que assim fizesse, e pecasse, para que tivessem alguma causa para me infamarem, e assim me vituperarem.
Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme a estas suas obras, e também da profetisa Noadia, e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de Elul; em cinqüenta e dois dias.
E sucedeu que, ouvindo-o todos os nossos inimigos, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito a seus próprios olhos; porque reconheceram que o nosso Deus fizera esta obra.
Também naqueles dias alguns nobres de Judá escreveram muitas cartas que iam para Tobias; e as cartas de Tobias vinham para eles.
Porque muitos em Judá lhe eram ajuramentados, porque era genro de Secanias filho de Ará; e seu filho Joanã se casara com a filha de Mesulão, filho de Berequias.
Também as suas boas ações contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele; portanto Tobias escrevia cartas para me atemorizar.