Semana 1: Levando uma vida de oração

TEXTO: NEEMIAS: 1
As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.E disse: Ah! Senhor Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão.Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.
ENCONTRO:

Você já teve a experiência de perder algo muito precioso? Como você encarou essa realidade?

EXALTAÇÃO:

Não, não há – PIB Curitiba

Amor maior – PIB Curitiba

EDIFICAÇÃO:

Recomeçar é sempre mais difícil que começar. Recomeçar é relembrar os fatos que aconteceram e que pode trazer algum tipo de dor. Recomeçar difícil porque precisamos continuar a viver, mesmo com as perdas que muito provavelmente nos custaram algo. Recomeçar é ter a coragem de não se conformar, mas entender que existe uma nova possibilidade. Neemias foi um homem que entendeu a necessidade de recomeçar.

PERGUNTAS:

1. Na sua opinião, por que Neemias resolveu reconstruir os muros de Jerusalém?

2. Quais foram as atitudes de Neemias depois que ele ouviu sobre o povo que tinha voltado para Jerusalém? Por que essas atitudes são importantes para nós?

3. No recomeço, o que Neemias podia fazer e o que Neemias não podia fazer com relação a reconstrução dos muros? O que você pode fazer e o que você não pode fazer no processo de reconstrução?

4. Você já tem vivido um tempo de recomeço?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:

Segunda-feira: Lucas 18:18-43 | Gênesis 31 | Salmos 24
Terça-feira: Lucas 19:1-27 | Gênesis 32-33 | Salmos 25
Quarta-feira: Lucas 19:28-48 | Gênesis 34 | Salmos 26
Quinta-feira: Lucas 20:1-26 | Gênesis 35-36 | Salmos 27
Sexta-feira:
Lucas 20:27-47 | Gênesis 37 | Salmos 28
Sábado: Lucas 21 | Gênesis 38 | Salmos 29
Domingo: Lucas 22:1-38 | Gênesis 39 | Salmos 30

AVISOS:

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Que tal compartilhar essa lição?
Copie o link e mande para alguém que você se importa.
https://www.qibrj.org.br/recomecos-semana-1/

Nossa primeira reunião em nosso novo recomeço já está dando saudades. Nos vemos na próxima semana!