TEXTO: II CORÍNTIOS 1.1-11

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus, que está em Corinto, com todos os santos que estão em toda a Acaia.

Graça a vós e paz da parte de Deus nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação;

Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

Porque, como as aflições de Cristo são abundantes em nós, assim também é abundante a nossa consolação por meio de Cristo.

Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;

E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.

Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos.

Mas já em nós mesmos tínha- mos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos;

O qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda,

Ajudando-nos também vós com orações por nós, para que pela mercê, que por muitas pessoas nos foi feita, por muitas também sejam dadas graças a nosso respeito.

ENCONTRO:

Você já viveu alguma experiência que lhe causou grande aflição?

EXALTAÇÃO:

Te adoramos oh Altíssimo – Toque no Altar

Pra sempre – Ministério Avivah

EDIFICAÇÃO:

A segunda carta de Paulo aos Coríntios é provavelmente a menos conhecida de todas as suas cartas. Algumas vezes foi chamada de “carta desconhecida de Paulo”. Eu não sei por que isso. Primeira Coríntios é muito conhecida entre seus escritos, mas muitas pessoas acham que Segunda Coríntios é uma leitura pesada. É uma pena que não o conheçamos, porque representa a carta mais pessoal, a mais autobiográfica da pena do apóstolo.

Nesse início de texto, encontramos duas expressões muito interessantes. Duas palavras, aflição e conforto , se destacam repetidamente nessa passagem; e os dois sempre andam juntos: afliçãoé o que provavelmente chamaríamos hoje de pressão ou estresse. É o que muitos de vocês, talvez, estejam sentindo agora, quando pensam em ir para o trabalho amanhã. É tudo o que dá um nó em seu estômago e faz você se sentir ansioso ou preocupado com o que está por vir. É o que torna os dias agitados e as noites sem dormir. Ele corrói continuamente sua mente e ameaça seu bem-estar; ele se recusa a ir embora e deixá-lo sozinho; isso o deprime e escurece o futuro com presságios de desastre. Agora, isso é pressão, estresse e todos nós vivemos nisso. Mas eles não foram diferentes no primeiro século. Eles viviam sob pressão e estresse, assim como nós. Paulo também experimentou isso, mas junto com isso ele experimentou o conforto de Deus. Agora, conforto é mais do que apenas uma pequena alegria ou uma palavra amigável de encorajamento. Paulo não quis dizer isso. A palavra significa basicamente “fortalecer”. O que Paulo experimentou foi o fortalecimento de Deus para dar-lhe um espírito pacífico e repousante para enfrentar a pressão e o estresse com que vivia. É disso que se trata o cristianismo. “Fortalecer”, no grego, é uma palavra usada também para o Espírito Santo. Sua Bíblia freqüentemente o chama de “O Consolador”, mas na verdade é “O Fortalecedor”, aquele que fortalece você. Esta é a provisão de Deus para a aflição.

PERGUNTAS:

1. No texto que estamos tomando por base, fica claro que Paulo tem diante de si dois assuntos que poderia tratar com a igreja de Jesus. Sofrimento e conforto. Qual assunto Paulo prefere tratar? Por que?

2. Qual a garantia Paulo tinha ao afirmar que Deus vai nos consolar em todas nossas tribulações? Você tem também essa garantia?

3. Para você, o que significa viver na dependência de Deus?

4. Em quem Paulo coloca sua confiança? Em quem você está colocando sua confiança?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: João 19:16-42 —- II Crônicas 30 —- Salmos 86
  • Terça-feira: João 20:1-18 —- II Crônicas 31 —- Salmos 87
  • Quarta-feira: João 20:19-31 —- II Crônicas 32 —- Salmos 88
  • Quinta-feira: João 21 —- II Crônicas 33 —- Salmos 89:1-18
  • Sexta-feira: I João 1 —- II Crônicas 34 —- Salmos 89:19-37
  • Sábado: I João 2 —- II Crônicas 35 —- Salmos 89:38-52
  • Domingo: I João 3 —- II Crônicas 36 —- Salmos 90
AVISOS:

NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO:

Obrigado, Senhor, pelo Espírito Santo que nos fortalece.

Sugestão: Compartilhe o link desse roteiro de PGs com as pessoas que você se importa! https://www.qibrj.org.br/provisao1