TEXTO: ISAIAS 9.1-7

Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali; mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações. O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz. Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos. Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas. Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.

ENCONTRO:

Você já viveu a experiência de se perder enquanto estava indo para algum compromisso? Como se sentiu?

EXALTAÇÃO:

Ajuntamento – Jorge Camargo

Deus de promessas – Davi Sacer

EDIFICAÇÃO:

Oitocentos anos antes de Jesus nascer, o profeta Isaías vislumbrou um “filho” que nasceria de uma “virgem” (Is 7.14). Era um sinal do Senhor para aquele tempo (alguém que nasceria no meio da realeza como promessa da libertação de Deus: o Emanuel). Mas não era só isso. Isaías 7.14 foi uma promessa para todos os tempos, apontando e anunciando a chegada de Jesus, o Messias, o verdadeiro, e literalmente falando, Emanuel: “Deus conosco”.

Se Isaías 7 previu que o Messias nasceria de uma virgem, Isaías 9 previu que ele seria muito mais do que um bebê prodígio. Seria mais poderoso do que todas as tropas sírias, samaritanas e assírias juntas. O Emanuel de Isaías 7.14 é o menino divino de Isaías 9.6. O profeta o descreveu da seguinte forma (Is 9.6-7): 6Pois um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. O governo estará sobre seus ombros, e ele será chamado de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz. 7Seu governo e sua paz jamais terão fim. Reinará com imparcialidade e justiça no trono de Davi, para todo o sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará que isso aconteça!

Embora Isaías tivesse antevisto este evento divino, ele não compreendeu plenamente o que Deus estava lhe revelando. Da mesma forma que um astrônomo, por meio de um telescópio super potente, consegue enxergar a existência de um corpo celeste distante no espaço, sem, contudo, compreender e enxergar todos os detalhes daquele objeto. Assim foi que Isaías vislumbrou a chegada do Messias sem, contudo, compreendê-la em toda a sua plenitude.

PERGUNTAS:

1. Por que o profeta afirma que o povo andava na escuridão?

2. Andar na luz é melhor que andar na escuridão? Por que?

2. O profeta estava falando do nascimento de Jesus, deixando claro que agora aqueles que andavam em trevas teriam a esperança de andar na luz. Mas por que, tanto tempo depois, muitos ainda preferem andar na escuridão?

4. Você continua andando na escuridão ou o natal faz sentido para você?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:

Segunda-feira: Marcos 8:22-9:1 // 2º Samuel 20-21 // Oséias 1:1-2:1
Terça-feira: Marcos 9:2-50 // 2º Samuel 22 // Oséias 2:2-23
Quarta-feira: Marcos 10:1-31 // 2º Samuel 23 // Oséias 3
Quinta-feira: Marcos 10:32-52 // 2º Samuel 24 // Oséias 4:1-10
Sexta-feira: Marcos 11:1-14 // 1º Reis 1 // Oséias 4:11-5:3
Sábado: Marcos 11:15-33 // 1º Reis 2 // Oséias 5:4-15
Domingo: Marcos 12:1-27 // 1º Reis 3 // Oséias 6:1-7:2

AVISOS:

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO:

Copie o link e compartilhe! https://www.qibrj.org.br/profecias-natal1/

Viva Jesus: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz!