Texto: João 10.11-16;27-30

Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas. Mas o mercenário, e o que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas. Ora, o mercenário foge, porque é mercenário, e não tem cuidado das ovelhas. Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.

ENCONTRO:

Você já entrou em uma rua por engano? Conte-nos como foi.

EXALTAÇÃO:

Amigo de Deus – A. P. Valadão & Adhemar de Campos

EDIFICAÇÃO:

Após dizer que ele é a “porta das ovelhas”, ou seja, o caminho para a vida e vida com abundância, Jesus, ao falar de si agora, afirma: eu sou o bom pastor.

O que ele quis salientar ao se comparar com a figura do “bom pastor”?

O bom pastor, por exemplo, não comunga com os ladrões, nem com os pastores mercenários. neste trecho, o adjetivo bom realça a sua bondade moral, expressa pela entrega de sua vida pela segurança do aprisco, principalmente nos momentos de perigo e de adversidade.

O aprisco aqui é a nação de Israel, o povo de Deus. É foi exatamente isso que Jesus fez ao nosso favor na cruz do calvário – morreu em nosso lugar. A ira de Deus que estava sobre nós foi satisfeita por meio da sua morte substitutiva. em vez de condenados eternamente, a culpa do pecado foi removida e tivemos restaurada a condição de filhos de deus, com todos os nossos direitos e privilégios.

O bom pastor deliberadamente se entregou por nós, garantindo-nos salvação. essa é a marca do bom pastor – ele salvou e continua salvando os que são seus.

PERGUNTAS:
  • Quem são as ovelhas perdidas de hoje? são as mesmas de séculos passados?
  • Será que estamos preparados para lidar com as “ovelhas que não são deste aprisco”?
  • Nosso comportamento afasta ou aproxima as pessoas de deus?
  • Você tem conseguido identificar a voz de jesus em meio a tantas vozes? quais mudanças tem percebido em sua vida por conta desta postura?
RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: Marcos 4:21-41 —- II Samuel 11-12 —- Daniel 6
  • Terça-feira: Marcos 5:1-20 —- II Samuel 13 —- Daniel 7
  • Quarta-feira: Marcos 5:21-43 —- II Samuel 14 —- Daniel 8
  • Quinta-feira: Marcos 6:1-29 —- II Samuel 15 —- Daniel 9
  • Sexta-feira: Marcos 6:30-56 —- II Samuel 16 —- Daniel 10:1-11:2
  • Sábado: Marcos 7:1-13 —- II Samuel 17 —- Daniel 11:2-20
  • Domingo: Marcos 7:14-37 —- II Samuel 18 —- Daniel 11:21-45
AVISOS:

NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min.

Culto Celebração da Noite Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 18h30min.

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO: Todos precisam saber quem de fato é Jesus. Copie o link abaixo e compartilhe com alguém que você se importa.