TEXTO: Jó 1.20-22

Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou.
E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.
Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.

ENCONTRO:

O que você aprendeu quando criança que nunca mais esqueceu?

EXALTAÇÃO:

Graças dou – PIB Curitiba

Graças te damos – Renascer Praise

EDIFICAÇÃO:

Diante das circunstâncias adversas, como você reage? Qual é sua postura? No livro de Jó, encontramos ele próprio reagindo de uma forma muito diferente. Diante de uma situação tão difícil em sua vida, Jó não reclamou, ele não culpou a Deus, ele não ficou todo zangado e chateado e disse: “Por que isso aconteceu comigo? O que eu fiz para que todas essas coisas de repente viessem sobre mim?” Como CS Lewis certa vez observou ao fazer a pergunta: “Por que os justos deveriam sofrer?” “Por que não?” ele respondeu; “eles são os únicos que podem lidar com isso.”

Jó, ao invés de reclamar ele agradece. É como se ele dissesse: “Agradeço a Deus pelos momentos em que tive essas coisas e pela alegria que eles me proporcionaram; os momentos com meus filhos e as bênçãos que eles trouxeram para minha vida. Em vez de reclamar da perda, reconheço o direito soberano de Deus para fazer comigo o que ele quiser. Se ele me der as coisas, ele tem o direito de levá-las embora. Tudo o que posso fazer é dizer ‘obrigado’ por tê-las por tanto tempo quanto eu.

PERGUNTAS:

1. Jó recebeu uma triste notícia e decidiu adorar a Deus. Como isso se tornou possível na vida de Jó? O que podemos aprender com essa atitude de Jó?

2. Em sua opinião, como explicar a expressão de Jó no verso 21: “Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor “?

3. Para você, gratidão é estilo de vida? Por que? Como desenvolver uma vida de gratidão?

4. Você chegou a um ponto da sua vida que a gratidão passou a ser algo natural na sua vida? Você tem ensinado outros a ser grato a Deus?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: Atos 27:13-4 —- I Samuel 3 —- Salmos 51
  • Terça-feira: Atos 28:1-15 —- I Samuel 4-5 —- Salmos 52
  • Quarta-feira: Atos 28:16-31 —- I Samuel 6-7 —- Salmos 53
  • Quinta-feira: Romanos 1:1-15 —- I Samuel 8 —- Salmos 54
  • Sexta-feira: Romanos 1:16-32 —- I Samuel 9:1-10:16 —- Salmos 55
  • Sábado: Romanos 2:1-3:8 —- I Samuel 10:17-11:15 —- Salmos 56
  • Domingo: Romanos 3:9-31 —- I Samuel 12 —- Salmos 57
AVISOS:

NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min.

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 18h30min.

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO: Vamos juntos em ação de graças compartilhar o que Deus tem nos ensinado. Copie o link abaixo e compartilhe com alguém que você se importa.