fbpx

Semana 1 – O Caminho para a Felicidade: O Primeiro Passo Para a Felicidade

TEXTO: Isaías 57.18

Eu vi os seus caminhos, mas vou curá-lo; eu o guiarei e tornarei a dar-lhe consolo.

Você está ferido hoje? Você sente como se estivesse desmoronando? É impressionante como o mundo parece bem melhor quando nós podemos colocar a nossa vida em ordem.

Do que você precisa se recuperar? Qualquer que seja o seu problema, a boa notícia é que os Passos para a Recuperação de Deus são sempre os mesmos. O primeiro passo é o seguinte: “Reconheço que não sou Deus. Admito que sou impotente para controlar minha tendência de fazer coisas erradas e que a minha vida está fora de controle”.

Se isso soa como se fosse a sua vida, anime-se… há um Caminho Para a Recuperação.

Isto é apenas um ROTEIRO. Escolha os seus pontos.
1. A causa de meu problema: minha natureza pecaminosa.

[Alvo do Líder: Use estas perguntas para ajudar seu grupo a ver as garras destrutivas da natureza pecaminosa e reconhecer que há esperança.]

  • Como o apóstolo Paulo descreve a batalha entre a vontade e o Espírito em Romanos 7.15?
  • Discuta alguns tipos de assuntos que podem produzir a luta que Paulo descreve no versículo acima.
  • Que advertência Provérbios 14.12 nos dá acerca de fazer o que queremos?
  • O que faz com que desejemos estar no controle? Por que geralmente sentimos medo de entregar o controle de nossas vidas a Deus?
  • Onde esta batalha, ou o que alguns chamam de “guerra interior” começou? Veja Gênesis 3.1-6.
  • Que perguntas a serpente fez a Eva? O que geralmente nos faz duvidar da Palavra de Deus?
  • O que estamos realmente dizendo quando insistimos em nossa maneira, ao invés da maneira de Deus?
2. Quais são as consequências de tentar ser Deus?

[Alvo do Líder: Encoraje os membros do seu grupo a reconhecer algumas maneiras nas quais, você tenta ser Deus; veja também as conseqüências dessa atitude.]

  • Descreva em suas próprias palavras o conflito do qual Paulo fala em Romanos 7.21-23. (Considere como este princípio pode relacionar-se com nossa tendência de tentar ser Deus nas circunstâncias ao nosso redor.)
    • O que geralmente acontece quando tentamos resolver os problemas dos outros? Isso faz sentido?
  • Pecado é tentar ser todas as coisas para todas as pessoas e falhar e não crer em Deus para cuidar delas. O que Davi descobriu acerca de continuar pecando de acordo com o Salmo 32:4-5?
  • Quais são algumas das maneiras como nós tentamos nos esconder da dor? Como é que podemos sair do esconderijo?
  • Tentar ser Deus sempre leva a uma coisa – fracasso! Não podemos fazer isso! Veja Provérbios 28.13. O que é melhor do que tentar esconder os nossos pecados?
    • Qual é o resultado mais provável de seguir a este conselho?
3. A Cura.

[Alvo do Líder: Leve o seu grupo a reconhecer que o primeiro passo no Caminho Para a Recuperação é admitir nossa incapacidade.]

Admitir que não sou Deus significa saber que eu sou…

  • Incapaz de mudar meu passado. Posso ter sido ferido, mas nenhuma quantidade de ressentimento poderá mudar meu passado.
  • Incapaz de controlar a vida das outras pessoas. Não importa como eu tento manipular, isso não funciona. Eu sou apenas responsável pelas minhas ações, não pelas ações das outras pessoas.
  • Incapaz de lidar com meus maus hábitos. Boas intenções não são suficientes e força de vontade não funciona. Precisamos de uma fonte de poder maior do que nós mesmos. Precisamos de Deus! Ele nos fez para precisarmos dEle.
  • Qual é a atitude de Deus para com aqueles que são orgulhosos, de acordo com Tiago 4.6? O que Ele dá àqueles que são humildes?
  • O que significa ser arrogante? A quem este verso está se referindo? Podemos ser humildes e ao mesmo tempo orgulhosos? Qual é a fonte da verdadeira humildade?
  • Como é que o orgulho nos impede de confiar em Deus para cuidar dos nossos problemas?
  • Por que é importante para nossa Recuperação entender o que este verso está dizendo?
APLICAÇÃO PESSOAL E COMPROMISSO:

[Alvo do Líder: Encorajar seu grupo a dar o primeiro passo no Caminho para a Recuperação esta semana. Todos precisamos de nos livrar de espinhos em nossa vida e deixar que Deus seja Deus.]

O que precisa ser mudado em sua vida? É um hábito, uma ferida, ou uma dificuldade? Pode ser difícil admitir, mas até que o façamos, não podemos dar o segundo passo nesse caminho. O primeiro passo é o mais difícil, assim, se você pode dar este, fica mais fácil a partir deste ponto. Nós estaremos juntos nesta jornada pelas próximas oito seções. Convidamos você para por os seus sapatos espirituais e vir conosco. Você não desejará perder esta viagem – ela mudará a sua vida! Que atitudes precisam ser mudadas para que você dê este primeiro passo?

RECURSOS EXTRAS: 

Sugestão de leitura semanal:

Clique aqui para acessar: O Desafio das 49 Semanas

AVISOS:

NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min.

Online:


Culto Celebração da Manhã online
 – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO:
ÁREA DO LIDER: Registro de Encontros

Querido líder de Pequeno Grupo, acesse o link abaixo e preencha o formulário ao final de sua reunião semanal.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O FORMULÁRIO

CELEBRANDO A TRANSFORMAÇÃO

Este é o primeiro passo na nossa jornada, estaremos juntos pelas próximas oito seções. Siga firme e até o nosso próximo encontro!