TEXTO:

Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente. Sua mãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade. A mulher de Gileade também lhe deu filhos, que quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: “Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher”. Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia. Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. “Venha”, disseram. “Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas. ” Disse-lhes Jefté: “Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades? ” “Apesar disso, agora estamos apelando para você”, responderam os líderes de Gileade. “Venha combater conosco os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade. ” Jefté respondeu: “Se vocês me levarem de volta para combater os amonitas e o Senhor os entregar a mim, serei o chefe de vocês? ” Os líderes de Gileade responderam: “O Senhor é nossa testemunha; faremos conforme você diz”. Assim Jefté foi com os líderes de Gileade, e o povo o fez chefe e comandante sobre todos. E ele repetiu perante o Senhor, em Mispá, todas as palavras que tinha dito. (Juízes 11:1-11)

ENCONTRO:

Quando era criança, quem é seu herói predileto? Por que?

EXALTAÇÃO:

QUE AMOR É ESSE – LUMA ELPIDIO

ELE CONTINUA SENDO BOM – PC BARUK

EDIFICAÇÃO:

Bíblia fala que o ressentimento prende e causa muito sofrimento. Precisamos aprender a largar o ressentimento, perdoando quem peca contra nós. O perdão liberta do ressentimento. Ressentimento é guardar mágoa contra alguém. Em vez de perdoar e superar a dor, a pessoa que se ressente continua sofrendo com os sentimentos negativos provocados por outra pessoa. O ressentimento torna a vida amarga e tira a alegria (Jó 5:2). Perdoar e largar o ressentimento não significa que nada de errado aconteceu. Ninguém tem o direito de pecar contra outra pessoa. Perdoar não é justificar o pecado. Largar o ressentimento significa parar de sofrer, abandonando o desejo de retribuição pelo mal que a outra pessoa fez.

1) O que pode nos levar a cultivar o ressentimento?

2) Para você, o que o ressentimento pode provocar de mal na alma?

3) Por que Jefté reage de forma tão negativa quando é convidado a guerrear contra os amonitas? Como você reagiria nessas circunstâncias?

4) Existe algo em sua vida que te prende ao ressentimento? Que atitudes você pretende tomar para acabar com esse ressentimento?

VEM AÍ...

Foi muito bom você ter vindo. Nos vemos em nossa próxima reunião do NOSSO PEQUENO GRUPO, ou em uma das Celebrações na Igreja. Até lá!