TEXTO:

“Quando vocês ficarem irados, não pequem”. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não dêem lugar ao diabo. O que furtava não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade. Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. (Efésios 4:26-32)

ENCONTRO:

Você tem uma roupa que já está velha, mas da qual gosta muito e não consegue se desfazer?

EXALTAÇÃO:

OH QUÃO LINDO ESSE NOME É – ANA NÓBREGA

ENTREGA – VINEYARD

EDIFICAÇÃO:

A ira é um estado emocional caracterizado pelo acúmulo de irritação tal que leva o indivíduo a um descontrole emocional sem precedentes. Isso pode levá-lo a ações comprometedoras. O rei Salomão comparou o homem que se apressa em irar-se ao tolo (Ec 7.9). Além disso, o homem irado é chamado de insensato (Pv 27.3) É fato que todas as pessoas têm seus momentos de ira, de rancor, de raiva. Mas essa situação não deve perdurar por muito tempo. São situações momentâneas, passageiras (Ef 4.26), para não se tornar pecado. O que Paulo nos orienta com relação a ira?

1) Como você lida com a ira?

2) Em sua opinião, o que Paulo quer dizer com a expressão: “palavra torpe” no verso 29?

3) Quais conseqüências a ira pode causar no ser humano?

4) Olhando para os versos 31 e 32, que atitudes negativas precisam ser eliminadas e que atitudes positivas precisam ser cultivadas?

Foi muito bom você ter vindo. Nos vemos em nossa próxima reunião do NOSSO PEQUENO GRUPO, ou em uma das Celebrações na Igreja. Até lá!