TEMA: A RESPOSTA DE DEUS PARA A SOLIDÃO É ELE MESMO. (SALMO 142.1-7)

ATENÇÃO LÍDER: Objetivo principal do encontro: Davi nos ensina a buscar a Deus com confiança e certeza porque sabemos quem Ele é.

ENCONTRO:

Quebra gelo: Para você o que é desconfiança? Você já esteve na posição de desconfiar de alguma coisa? E você já sofreu desconfiança de alguém? Como se sentiu?

EXALTAÇÃO:

Rompendo em Fé – Com. Internacional da Zona Sul – Clique para assistir

Confiarei – Com. Internacional da Zona Sul – Clique para assistir

EDIFICAÇÃO:

INTRODUÇÃO:

A solidão tem sido definida como uma “resposta emocional complexa e geralmente desagradável ao isolamento.” A solidão pode ser complexa, porque suas causas são complexas. Podemos estar em uma sala cheia de pessoas e ainda experimentar a solidão, ou seja, o isolamento não é sempre geográfico ou físico.

Neste salmo, Davi está sozinho. Ele está sendo perseguido por Saul e se esconde em uma caverna, possivelmente em Adulão (1 Samuel 22:1, 4) ou En Gedi (1 Samuel 24:1-22). Ele está esgotado, desanimado, deprimido (v. 3, 4, 6), e, em certo, sentido aprisionado (v. 7), se sentindo tão desesperadamente sozinho – “…ninguém se preocupa comigo” (v. 4 NVI). Este é o homem segundo o coração de Deus em um ponto realmente baixo de sua vida.

O que Davi faz neste momento aparentemente escuro e sem esperança? Ele busca a Deus? Sim, ele faz isso. Ele busca a Deus com confiança. Mesmo duvidando de tudo em sua vida, Davi sabe que Deus conhece o seu caminho (v. 3) e está no controle de sua vida.

1. DAVI RECONHECE QUE DEUS É O ÚNICO LUGAR SEGURO NO MUNDO. Davi sabia que não teria como se esconder de Saul. Por experiência própria, ele já havia tentado vários lugares e em todos eles Saul o encontrou. Mas, mesmo que Saul o encontrasse, nunca conseguiu prendê-lo. Por isso Davi dizia com convicção: Deus é o meu refúgio. Nós, também, só estaremos a salvo do inimigo na presença de Deus.

2. DAVI RECONHECE QUE DEUS É A SUA ÚNICA PRIORIDADE. Davi sabe que Deus é o seu quinhão [a sua herança] (v. 5 ARA). A palavra quinhão refere-se ao terreno destinado às tribos de Israel. Os levitas não receberam parte – O Senhor era a sua herança (Números 18:20). Da mesma forma, Davi se volta para Deus admitindo que as posses materiais não são uma prioridade – o amor e a presença de Deus são a sua maior herança.

Perguntas para reflexão e aplicação.

1ª) Você já foi tentado a fingir que sua dor não lhe incomodava?

2ª) Davi passou por um tempo de solidão. Você já esteve em momento parecido com o de Davi? Como reagiu?

3ª) Para você o que seria clamar em alta voz e elevar a voz ao Senhor(v:1)?

4ª) Davi se abre para o Senhor, falando tudo aquilo que ia em seu coração. Você já experimentou essa sensação de abrir o coração a Deus?

5ª) Davi experimentou a companhia do Senhor e como resultado, rendeu-lhe graças. Se você já experimentou essa mesma companhia do Senhor, de forma prática, como rendeu graças? Que atitude concretas podemos tomar para render graças ao Senhor?

EVANGELISMO:

# Desafiar os membros do seu PG a se envolver na campanha de Missões Nacionais estipulando um alvo.

# Desafiar os membros do seu PG para participar ativamente dos dias 07 a 09/09 quando teremos as celebrações dos 112 anos de fundação da nossa igreja.

# Desafiar os membros do seu PG a conhecerem uma das frentes de serviço da igreja e participar como voluntários. Mesmo que uma vez só.

Foi muito bom você ter vindo. Nos vemos em nossa próxima reunião do NOSSO PEQUENO GRUPO, ou em uma das Celebrações na Igreja. Até lá!