TEMA: ACUSADORES: DISCÍPULOS DE SATANÁS (SALMOS 7)

ATENÇÃO LÍDER: Objetivo principal do encontro: Davi nos ensina a não ter medo das calúnias e acusações que fazem contra você porque Deus sempre se levantará em prol do seu povo.

ENCONTRO:

Quebra gelo: Qual foi a mentira mais absurda que você já ouviu na vida?

EXALTAÇÃO:

Deus cuida de mim – Kleber Lucas – Clique para o vídeo musical

Descansarei – Com Batista Maringá – Clique para o vídeo musical

EDIFICAÇÃO:

INTRODUÇÃO:

Alguém já falou mentiras sobre você? Algumas pessoas tentam construir seu sucesso subindo nas costas dos outros, difamando o seu caráter. Davi escreveu este salmo ao enfrentar a calunia de CUXE, o Benjamita. Alguns dizem que Cuxe era membro da corte do Rei Davi. Outros, que ele era parente dele. Mas independente de quem ele tenha sido, é certo que fazia parte do circulo de pessoas próximas ao Rei.

Quais era as acusações de Cuxe contra DAVI? Cuxe disse a SAUL que Davi não era leal. Que mentira! Davi poupou a vida de Saul por duas vezes. Na caverna de Adulão e quando Saul estava dormindo no campo. Se Davi fosse desleal, teria matado o Rei e clamado pelo trono.

Ao descrever sua situação com Cuxe, Davi associa seus inimigos a um leão; daqueles bem famintos, capaz de atacar um cordeirinho e despedaçá-lo com suas garras poderosas. Porque não haveria quem o livrasse, (v:02). Apesar disso Davi não tinha medo. Davi pediu a Deus que revertesse sobre ele todo o mal que porventura tivesse feito contra Cuxe. (versículos 3-5). Para ter certeza da atenção de Deus, Davi clama: “Levanta-te, Senhor na tua indignação.” O desejo de Davi era que Deus se assentasse na sua cadeira de Juiz e determinasse a sentença de seus acusadores com todas as terríveis conseqüências da poderosa ira de Deus.

1º) DEUS VÊ O JUSTO E A INJUSTIÇA QUE O ATINGE! Davi também chegou a pensar que os ímpios, às vezes, prosperam sem receber punição de Deus. Enquanto eles mentem, roubam, fraudam e enganam, parece que Deus não está vendo. Mas Ele está!

A aparente demora de Deus tem haver com misericórdia e não morosidade no agir.

2º) PREPARE-SE PARA O PIOR E CREIA SEMPRE NO MELHOR DE DEUS PARA SUA VIDA! Talvez você ache que não tinha inimigo ou acusador. Mas, se o próprio Deus foi caluniado no Éden, você com certeza, também será. Se Jesus sofreu calunias em Jerusalém, você também sofrerá. Lembre-se: você tem que estar preparado para quatro coisas que serão inevitáveis na sua vida, dentre tantas outras:

1. É inevitável que alguém te decepcione.

2. É inevitável que alguém te dê uma palavra na segunda e na terça ela se esqueça.

3. É inevitável que alguém te traia um dia.

4. É inevitável que você sinta dor.

Qual deve ser a sua reação frente a tudo isso? Mateus 5:11,12 “Bem -aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.”

CONCLUSÃO: Se você tem medo de calunias e difamações, confie em Deus porque em breve Ele se levantará em seu favor. Seu medo quebra o relacionamento com o Senhor, Davi afirma que não há nada o que temer, ele diz: “Deus meu, em ti me refugio”. Refugie-se também no Senhor e mantenha-se fiel.

Perguntas para reflexão e aplicação.

1ª) Qual o conceito que Davi tinha sobre Deus quando pede que Ele o livre de todos os seus perseguidores (v1,2)?

2ª) Davi não consegue encontrar motivo para a perseguição que está sofrendo. Como você reagiria diante de uma perseguição sem motivos?

3ª) Davi apela para a justiça de Deus, mas o que fazer quando a justiça parece demorar? Como você se sente quando há uma aparente demora de Deus em agir?

4ª) Por que, assim como Davi, podemos crer que Deus fará justiça no seu tempo?

5ª) Que atitude concreta você pode tomar hoje contra aqueles que invariavelmente irão de caluniar, ou difamar, ou te decepcionar, ou te trair ou te perseguir?

EVANGELISMO:

# Desafiar os membros do seu PG para participar ativamente dos dias 07 a 09/09 quando teremos as celebrações dos 112 anos de fundação da nossa igreja.

# Desafiar os membros do seu PG a conhecerem uma das frentes de serviço da igreja e participar como voluntários. Mesmo que uma vez só.

Foi muito bom você ter vindo. Nos vemos em nossa próxima reunião do NOSSO PEQUENO GRUPO, ou em uma das Celebrações na Igreja. Até lá!