Roteiro para Pequenos Grupos

TEMA: DEUS É FIEL: PARA O BEM E PARA O MAL
TEXTO: SALMOS 3

ATENÇÃO LÍDER: Objetivo principal do encontro: Davi nos ensina agir quando temos de lidar com as consequências dos nossos atos, por mais difícil que pareça para nós.

ENCONTRO:

Quebra gelo: Você já perdeu o sono por causa de alguma preocupação? Qual foi a sensação?

EXALTAÇÃO:

És o Meu Refúgio – CD Jovem / Menos um – Clique para o vídeo musical
Confiarei – Com Zona Sul – Clique para o vídeo musical

EDIFICAÇÃO:

INTRODUÇÃO: Este salmo é a expressão do coração de Davi diante da tentativa de golpe do seu filho Absalão. E tudo o que estava acontecendo tinha sido profetizado por Natan, por conta do seu pecado com Bate-seba. Naquela ocasião, Natan falou para Davi que o seu pecado tinha sido perdoado, mas as consequências chegariam a ele. E era exatamente o que estava acontecendo; a profecia de Deus estava se cumprindo naquele momento porque Deus é fiel. Mas, qual deve ser a nossa atitude diante disso? Saber que estamos passando por algo difícil, doloroso, por causa das consequências dos nossos atos?

  1. Davi busca a Deus como seu refúgio e proteção. Mesmo sabendo que o que ele estava enfrentando era resultado direto da sua desobediência a Deus e consequência dos seus atos, não deixou de ter o Senhor como sua fortaleza e seu escudo. Mesmo na dor advinda da sua infidelidade Davi acreditou que Deus permanecia fiel e Nele buscou abrigo.
  2. Davi descobriu que tanto as conquistas quanto os fracassos são temporários, só a fidelidade de Deus é que dura para sempre. A verdadeira conquista é termos a nossa vida dirigida para fazer a vontade de Deus e dar toda a glória a Ele. Nenhuma realização humana perdura para sempre se não tiver como objetivo maior trazer glória ao nosso Deus.

CONCLUSÃO: de um modo muito claro, mas muito sofrido Davi descobriu que, independente das situações da vida e dos motivos pelo quais estamos vivendo cada uma delas; Deus é essencial. Sem Ele tudo é nada e com Ele até mesmo o nada torna-se tudo.

Perguntas para reflexão e aplicação.
1ª) Em sua opinião, por que Davi diz que há muitos adversários se rebelando contra ele?
2ª) Davi estava ciente do que aconteceria por causa da promessa de Deus. Mas como ele reagiu diante dessa verdade?
3ª) Por que Davi busca o refugio e a proteção em Deus? Por que podemos buscar o refugio e a proteção em Deus, mesmo quando erramos?
4ª) Davi diz que deita e dorme e torna a acordar, mas Deus continua lhe sustentando (v.5). O que podemos aprender com esta atitude de Davi?
5ª) Que atitude concreta você pode tomar hoje para crer em Deus no dia bom e no dia mal?

EVANGELISMO:

Desafiar os membros do seu PG para participar ativamente dos dias 07 a 09/09 quando teremos as celebrações dos 112 anos de fundação da nossa igreja.

Desafiar os membros do seu PG a conhecerem uma das frentes de serviço da igreja e participar como voluntários. Mesmo que uma vez só.

Foi muito bom você ter vindo. Nos vemos em nossa próxima reunião do NOSSO PEQUENO GRUPO, ou em uma das Celebrações na Igreja. Até lá!