TEXTO: 2ª Co 10:1-6

Eu, Paulo, pela mansidão e pela bondade de Cristo, apelo para vocês; eu, que sou “humilde” quando estou face a face com vocês, mas “audaz” quando ausente!

Rogo-lhes que, quando estiver presente, não me obriguem a agir com audácia, tal como penso que ousarei fazer, para com alguns que acham que procedemos segundo os padrões humanos.

Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.

As armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.

Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.

E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez completa a obediência de vocês.

ENCONTRO:

Alguma vez você já “saiu da graça”, ao ponto de não acreditar que cometera tal postura? Conte-nos como foi?

EXALTAÇÃO:

Nada além do Sangue – Fernandinho

Manancial – Diante do Trono

EDIFICAÇÃO:

É a partir deste capítulo que o apóstolo Paulo começa a preparar a igreja de Corinto para a sua terceira visita pessoal. Apesar de reconhecer a mudança na ética e na forma de se relacionar daquela comunidade, Paulo entendia que havia ainda questões a serem confrontadas. A fim de preparar o terreno, ele, então, começa a descrever suas credenciais, objetivando também conter os ataques daqueles que se intitulavam líderes da igreja.

Sua primeira abordagem foi destacar as virtudes que devem existir na vida de um servo de Deus. De acordo com Paulo, o cristão deve ser dirigido pelo Espírito Santo; rejeitar motivações carnais e defender a causa do Reino de Deus em toda e qualquer situação.

O que nos faz enfrentar de forma vitoriosa as nossas lutas é a dependência de uma vida espiritual no Senhor. E o apóstolo Paulo sabia desse princípio. Sempre que possível pregava que Jesus era o Senhor da sua vida, e que, por isso, seus atos não poderiam apresentar traços de carnalidade. Apesar de ser humano, Paulo “batalhou” para viver única e exclusivamente dependente da direção do Espírito. Lembremos: “nossas armas com as quais lutamos não são humanas; pelo contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas”.

PERGUNTAS:

O que levou a igreja de Corinto a ser conduzida pela carne e não pelo Espírito?

Por que a carne milita contra o Espírito? Como se comportar nesta batalha?

Qual foi a estratégia de Paulo para descredibilizar as acusações dos falsos líderes?

Você pode afirmar quem tem vivido na dependência do Espírito Santo de Deus? Caso não, o que ainda falta “mortificar” em sua vida?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: I Timóteo 2 —- Isaías 34-35 —- Salmos 119:65-96
  • Terça-feira: I Timóteo 3 —- Isaías 36-37 —- Salmos 119:97-120
  • Quarta-feira: I Timóteo 4 —- Isaías 38-39 —- Salmos 119:121-144
  • Quinta-feira: I Timóteo 5:1-20 —- Jeremias 1-2 —- Salmos 119:145-176
  • Sexta-feira: I Timóteo 5:21-6:21 —- Jeremias 3-4 —- Salmos 120
  • Sábado: II Timóteo 1 —- Jeremias 5-6 —- Salmos 121
  • Domingo: II Timóteo 2 —- Jeremias 7:1-8:17 —- Salmos 122
AVISOS:

NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO:

Senhor, em tempos de aflição, guia-nos através do teu Santo Espírito. Amém.

Sugestão: Compartilhe o link desse roteiro com alguém que precisa de encorajamento: https://www.qibrj.org.br/provisao7