TEXTO: I SAMUEL 1.1-28
Houve um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu.  E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. Subia, pois, este homem, da sua cidade, de ano em ano, a adorar e a sacrificar ao Senhor dos Exércitos em Siló; e estavam ali os sacerdotes do Senhor, Hofni e Finéias, os dois filhos de Eli.

E sucedeu que no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções a Penina, sua mulher, e a todos os seus filhos, e a todas as suas filhas. Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o Senhor lhe tivesse cerrado a madre. E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.
E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do Senhor, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia.

Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? Então Ana se levantou, depois que comeram e beberam em Siló; e Eli, sacerdote, estava assentado numa cadeira, junto a um pilar do templo do Senhor. Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente. E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.

E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o Senhor, Eli observou a sua boca. Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora.

Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o Senhor, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o Senhor se lembrou dela.

E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor. E subiu aquele homem Elcana com toda a sua casa, a oferecer ao Senhor o sacrifício anual e a cumprir o seu voto. Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o Senhor, e lá fique para sempre. E Elcana, seu marido, lhe disse: Faze o que bem te parecer aos teus olhos; fica até que o desmames; então somente confirme o Senhor a sua palavra. Assim ficou a mulher, e deu leite a seu filho, até que o desmamou. E, havendo-o desmamado, tomou-o consigo, com três bezerros, e um efa de farinha, e um odre de vinho, e levou-o à casa do Senhor, em Siló, e era o menino ainda muito criança. E degolaram um bezerro, e trouxeram o menino a Eli.

E disse ela: Ah, meu senhor, viva a tua alma, meu senhor; eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, para orar ao SENHOR. Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito. Por isso também ao Senhor eu o entreguei, por todos os dias que viver, pois ao Senhor foi pedido. E adorou ali ao Senhor.
ENCONTRO:

Você já passou pela situação de ser confundida por outra pessoa?

EXALTAÇÃO:

Caminho no deserto – Viva Adoração

Venha o teu Reino – Davi Sacer

EDIFICAÇÃO:

O livro de I Samuel trás como proposta principal a atitude de Ana em relação a sua dificuldade de gerar filhos. Diante de uma aflição que vivia, Ana se derrama e se rende a Deus, entregando toda sua situação. Essa deve ser nossa atitude. Entregar a Deus toda essa aflição, frustração e angústia, demonstrando claramente que dependemos do Senhor para a salvação da nossa família. Esse não é um exercício fácil, mas é necessário para vivermos uma vida de rendição na oração.

PERGUNTAS:

1. Por que Ana vivia angustiada, com alma amargurada? E por que ela estava passando por conflitos em sua vida?

2. Por que Ana resolve se derramar perante o Senhor?

3. Qual era a certeza no coração de Ana, diante dessa atitude?

4. Você tem se consagrado ao Senhor?

AVISOS:

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda às sexta, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio/

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: Hebreus 9:1-22 | Êxodo 6:28-8:32 | Provérbios 2
  • Terça-feira: Hebreus 9:23-10:18 | Êxodo 9-10 | Provérbios 3
  • Quarta-feira: Hebreus 10:19-39 | Êxodo 11-12 | Provérbios 4
  • Quinta-feira: Hebreus 11:1-21 | Êxodo 13-14 | Provérbios 5
  • Sexta-feira: Hebreus 11:22-40 | Êxodo 15 | Provérbios 6:1-7:5
  • Sábado: Hebreus 12 | Êxodo 16-17 | Provérbios 7:6-27
  • Domingo: Hebreus 13 | Êxodo 18-19 | Provérbios 8

Gostou da nossa reunião de hoje? Que tal compartilhar essa lição?
Copie o link e mande para alguém que você se importa.
https://www.qibrj.org.br/orando-por-sua-familia-semana4

Até a próxima!