TEXTO: Atos 19.1-12

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,


Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.


Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.


Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.


E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.


E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.


E estes eram, ao todo, uns doze homens.


E, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus.


Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho perante a multidão, retirou-se deles, e separou os discípulos, disputando todos os dias na escola de um certo Tirano.

E durou isto por espaço de dois anos; de tal maneira que todos os que habitavam na Ásia ouviram a palavra do Senhor Jesus, assim judeus como gregos.


E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.


De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.

ENCONTRO:

Você já teve a experiência de comprar algo que não precisava porque foi influenciado pelo vendedor ou propaganda ou por amigos?

EXALTAÇÃO:

Digno de Glória – Asaph Borba

Eu me rendo – Renascer Praise

EDIFICAÇÃO:

Quando Paulo veio a Éfeso, encontrou a cidade dominada pela superstição, medo, demonismo e escuridão. Era uma cidade dedicada ao sexo e à religião. O grande templo de Artemis estava localizado lá e era tão familiar para as pessoas daquela época quanto o Pão de açúcar é para nós. Foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Turistas viajaram de todo o Império Romano para vê-lo.

No capítulo dezenove de Atos, Lucas nos dá um relato fascinante de como o evangelho pode alcançar e afetar uma cidade inteira, e até mesmo sua província, por meio de um bando relativamente pequeno de cristãos. A igreja se esqueceu por muito tempo que Deus nunca ganha suas batalhas por maioria de votos. Ele sempre usa um grupo relativamente pequeno de pessoas que, trabalhando com uma abordagem diferente da que o mundo tem disponível, são capazes de uma maneira fantástica de afetar cidades inteiras, áreas inteiras, nações inteiras pela eficácia de seus métodos e pelo poder que está disponível para eles.

PERGUNTAS:

1. Em sua opinião, porque Paulo trata do assunto batismo com esses discípulos que já haviam sido batizados?

2. O texto deixa claro que eram poucos os discípulos de Jesus naquele lugar. Mas o que acontece quando a palavra é ensinada?

3. A partir do texto, que tipo de experiência podemos ter quando resolvemos apresentar o evangelho das boas novas aos perdidos?

4. Você já é um discípulo de Jesus? O que você tem feito como discípulo de Jesus?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: João 11:1-27 —- II Crônicas 10-11 —- Salmos 75
  • Terça-feira: João 11:28-57 —- II Crônicas 12-13 —- Salmos 76
  • Quarta-feira: João 12:1-26 —- II Crônicas 14-15 —- Salmos 77
  • Quinta-feira: João 12:27-50 —- II Crônicas 16-17 —- Salmos 78:1-20
  • Sexta-feira: João 13:1-20 —- II Crônicas 18 —- Salmos 78:21-37
  • Sábado: João 13:21-38 —- II Crônicas 19 —- Salmos 78:38-55
  • Domingo: João 14:1-14 —- II Crônicas 20:1-21:1 —- Salmos 78:56-72
AVISOS: NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO:

Vamos compartilhar as Boas Novas com nossos queridos. Compartilhe o link abaixo com as pessoas que você se importa!

Copie o link e compartilhe! https://www.qibrj.org.br/igreja8