TEXTO: ATOS 12:1-25

Nessa ocasião, o rei Herodes prendeu alguns que pertenciam à igreja, com a intenção de maltratá-los, e mandou matar à espada Tiago, irmão de João.

Vendo que isso agradava aos judeus, prosseguiu, prendendo também Pedro, durante a festa dos pães sem fermento.

Tendo-o prendido, lançou-o no cárcere, entregando-o para ser guardado por quatro escoltas de quatro soldados cada uma. Herodes pretendia submetê-lo a julgamento público depois da Páscoa.

Pedro, então, ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele.

Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere.

Repentinamente apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou na cela. Ele tocou no lado de Pedro e o acordou. “Depressa, levante-se! “, disse ele. Então as algemas caíram dos punhos de Pedro.

O anjo lhe disse: “Vista-se e calce as sandálias”. E Pedro assim fez. Disse-lhe ainda o anjo: “Ponha a capa e siga-me”.

E, saindo, Pedro o seguiu, não sabendo que era real o que se fazia por meio do anjo; tudo lhe parecia uma visão.

Passaram a primeira e a segunda guarda, e chegaram ao portão de ferro que dava para a cidade. Este se abriu por si mesmo para eles, e passaram. Tendo saído, caminharam ao longo de uma rua, e de repente, o anjo o deixou.

Então Pedro caiu em si e disse: “Agora sei, sem nenhuma dúvida, que o Senhor enviou o seu anjo e me libertou das mãos de Herodes e de tudo o que o povo judeu esperava”.

Percebendo isso, ele se dirigiu à casa de Maria, mãe de João, também chamado Marcos, onde muita gente se havia reunido e estava orando.

Pedro bateu à porta do alpendre, e uma serva chamada Rode veio atender.

Ao reconhecer a voz de Pedro, tomada de alegria, ela correu de volta, sem abrir a porta, e exclamou: “Pedro está à porta! “

Eles porém lhe disseram: “Você está fora de si! ” Insistindo ela em afirmar que era Pedro, disseram-lhe: “Deve ser o anjo dele”.

Mas Pedro continuou batendo e, quando abriram a porta e o viram, ficaram perplexos.

Mas ele, fazendo-lhes sinal para que se calassem, descreveu como o Senhor o havia tirado da prisão e disse: “Contem isso a Tiago e aos irmãos”. Então saiu e foi para outro lugar.

De manhã, não foi pequeno o alvoroço entre os soldados quanto ao que tinha acontecido a Pedro.

Fazendo uma busca completa e não o encontrando, Herodes fez uma investigação entre os guardas e ordenou que fossem executados. Depois Herodes foi da Judéia para Cesaréia e permaneceu ali durante algum tempo.

Ele estava cheio de ira contra o povo de Tiro e Sidom; contudo, eles haviam se reunido e procuravam ter uma audiência com ele. Tendo conseguido o apoio de Blasto, homem de confiança do rei, pediram paz, porque dependiam das terras do rei para obter alimento.

No dia marcado, Herodes, vestindo seus trajes reais, sentou-se em seu trono e fez um discurso ao povo.

Eles começaram a gritar: “É voz de deus, e não de homem”.

Visto que Herodes não glorificou a Deus, imediatamente um anjo do Senhor o feriu; e ele morreu comido por vermes.

Entretanto, a palavra de Deus continuava a crescer e a espalhar-se.

Tendo terminado sua missão, Barnabé e Saulo voltaram de Jerusalém, levando consigo João, também chamado Marcos.

ENCONTRO:

Qual a providência de Deus que mais lhe marcou durante o serviço na igreja?

EXALTAÇÃO:

Não posso me calar – IB Central Fortaleza

Este é o dia – Igreja Bíblia da Paz

EDIFICAÇÃO:

O livro dos Atos contém um material precioso sobre o que é “ser igreja de Jesus”. Sua mensagem, doutrinas e ensinos devem constantemente integrar o nosso plano de leitura, principalmente, para nos manter no caminho e refutar as heresias deste tempo. O capítulo 12 nos apresenta alguns ingredientes e conceitos acerca da fé cristã que, infelizmente, hoje em dia, são ignorados ou destorcidos por muitos líderes e pregadores do evangelho.

Um desses ingredientes diz respeito às provações experimentadas pela igreja. É salutar lembrar que a adversidade sempre fez parte da grade curricular de Jesus, dos apóstolos, dos pais da igreja e acompanha até hoje os que são povo de Deus.

Esse trecho da bíblia nos exorta que mesmo diante de forte resistência “a palavra de Deus crescia e se espalhava” (At 12:24). Quanto mais se apertava o corpo de Cristo fronteiras eram desbravadas pela mensagem da Cruz. Nada foi, é e será capaz de frear a potência do Evangelho!

REFLEXÃO:

O que a igreja primitiva fazia que tanto incomodava os judaizantes e as lideranças políticas do império?

Por que as adversidades enfrentadas pelos cristãos contribuíram para o avanço do evangelho?

De que forma devemos nos relacionar com a soberania de Deus?

A soberania divina tem compromisso irrestrito com a expansão do reino. Como “anda” o seu compromisso com as causas do evangelho?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: 1ª Coríntios 16 // 2º Reis 12-13 // Miquéias 3
  • Terça-feira: 2ª Coríntios 1:1-2:4 // 2º Reis 14 // Miquéias 4:1-5:1
  • Quarta-feira: 2ª Coríntios 2:5-3:18 // 2º Reis 15-16 // Miquéias 5:2-15
  • Quinta-feira: 2ª Coríntios 4:1-5:10 // 2º Reis 17 // Miquéias 6
  • Sexta-feira: 2ª Coríntios 5:11-6:13 // 2º Reis 18 // Miquéias 7
  • Sábado: 2ª Coríntios 6:14-7:16 // 2º Reis 19 // Naum 1
  • Domingo: 2ª Coríntios 8 // 2º Reis 20-21 // Naum 2
AVISOS: NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO:

Que roteiro genial! Que a Palavra de Deus continue sempre crescendo e se espalhando!

Lembre-se de alguém que você gostaria de ter com a gente, copie o link abaixo e compartilhe com essa pessoa especial!

Copie o link e compartilhe! https://www.qibrj.org.br/igreja3