TEXTO: ATOS 11:19-30

Os que tinham sido dispersos por causa da perseguição desencadeada com a morte de Estêvão chegaram até à Fenícia, Chipre e Antioquia, anunciando a mensagem apenas aos judeus.

Alguns deles, todavia, cipriotas e cireneus, foram a Antioquia e começaram a falar também aos gregos, contando-lhes as boas novas a respeito do Senhor Jesus.

A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor.

Notícias desse fato chegaram aos ouvidos da igreja em Jerusalém, e eles enviaram Barnabé a Antioquia.

Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração.

Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor.

Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos.

Naqueles dias alguns profetas desceram de Jerusalém para Antioquia.

Um deles, Ágabo, levantou-se e pelo Espírito predisse que uma grande fome sobreviria a todo o mundo romano, o que aconteceu durante o reinado de Cláudio.

Os discípulos, cada um segundo as suas possibilidades, decidiram providenciar ajuda para os irmãos que viviam na Judéia.

E o fizeram, enviando suas ofertas aos presbíteros pelas mãos de Barnabé e Saulo.

ENCONTRO:

Qual a definição de igreja mais estranha que você já ouviu?

EXALTAÇÃO:

Essência da Adoração – David Quinlan e Mari Rocha

Primeira essência – Aline Barros

EDIFICAÇÃO:

O texto que acabamos de ler narra um dos episódios de como que as fronteiras da Igreja Primitiva explodiram em crescimento. Na comunidade de Antioquia temos o retrato de uma expansão vertiginosa, conforme destacam os versículos 21, 24 e 26. Esse ajuntamento de pessoas numa terra predominantemente gentílica e miscigenada foi tão real e nítido que Lucas se viu “impelido” a registrar. A pergunta que muitos tem feito ao longo do tempo é: Por que esta igreja cresceu tanto? A resposta nós encontramos na própria bíblia: os cristãos de Antioquia viviam o que era a essência do evangelho – eram abençoados por Deus e abençoadores de vidas! Por experimentarem do favor divino foram contagiados a partilhar da maravilhosa graça de Jesus!

REFLEXÃO:

Por que muitos da igreja ainda hoje resistem à verdade que “todo cristão é um ministro da palavra”?

Mesmo diante de tanta variedade de culturas, de crenças e de uma imoralidade acentuada, os cristãos de Antioquia não “suavizavam o evangelho”. Por que, nos dias atuais, percebemos a tentativa de alguns de tornar a palavra de Deus mais palatável aos homens?

Até que ponto o legalismo atrapalha a chegada e a permanência de novos membros na igreja?

Cristão é aquele ou aquela que crê e que luta diariamente para viver de acordo com o que a bíblia diz na sua totalidade. Quais mudanças você almeja que o Espírito Santo de Deus opere em sua vida neste ano?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: 1ªCoríntios 11:17-34 // 2º Reis 5 // Obadias
  • Terça-feira: 1ªCoríntios 12 // 2º Reis 6:1-7:2 // Jonas 1
  • Quarta-feira: 1ªCoríntios 13 // 2º Reis 7:3-20 // Jonas 2
  • Quinta-feira: 1ªCoríntios 14:1-25 // 2º Reis 8 // Jonas 3
  • Sexta-feira: 1ªCoríntios 14:26-40 // 2º Reis 9 // Jonas 4
  • Sábado: 1ªCoríntios 15:1-34 // 2º Reis 10 // Miquéias 1
  • Domingo: 1ª Coríntios 15:35-58 // 2º Reis 11 // Miquéias 2
AVISOS: NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO:

É sempre muito bom estarmos reunidos em Pequenos Grupos.

Lembre-se de alguém que você gostaria de ter com a gente, copie o link abaixo e compartilhe com essa pessoa especial!

Copie o link e compartilhe! https://www.qibrj.org.br/igreja2