TEXTO:

Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles (Lucas 24:13-3) – Texto completo no final do roteiro

ENCONTRO:

Como é a casa dos seus pais ou seus avôs? ( A idéia é os participantes comentarem sobre o sentimento de estar na casa dos pais ou avôs. Qual a sensação de estar lá? O que marcou suas histórias?)

EXALTAÇÃO:

EU ME RENDO – RENASCER PRAISE

SER RECONHECIDO DE DEUS – RENASCER PRAISE

EDIFICAÇÃO:

Existem várias questões em nossa vida que podem nos levar pelo caminho afastamento assim como foi com aqueles que estavam no caminho de Emaús. E que questões seriam essas?

A primeira questão é a tristeza. O caminho do afastamento iniciou-se na vida dos dois discípulos de Jesus com a tristeza que levavam em seu coração.A dor em sua alma pode os impedir de perceber Jesus ao seu lado.

A segunda questão é a decepção. Tem muitas pessoas decepcionadas com a sua fé, pois vêem Jesus como o gênio da lâmpada de Aladim, não O vêem como o Soberano e Senhor de suas vidas. Se Jesus é o Senhor de sua vida, não há decepção; mas se você quer ser o senhor de Jesus, sua vida será uma confusão.

A terceira questão é a incredulidade. A esta altura nem os milagres mais tremendos tocam o coração, todas as pessoas parecem não ter credibilidade, algo morre dentro de nós. A fé, a esperança e o amor ficam abalados.

1) Qual o significado de voltar à casa do Pai para você?

2) Você já viveu um momento de tristeza profunda? E o sentimento da esperança se extinguir?

3) Como Jesus mostrou aos discípulos no caminho de Emaús que não os havia abandonado, que não desistira deles?

4) Como Jesus demonstra para nós que não desistiu de seu plano para nossas vidas?

TEXTO COMPLETO
  1. Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.
  2. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido.
  3. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles;
  4. mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.
  5. Ele lhes perguntou: “Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? ” Eles pararam, com os rostos entristecidos.
  6. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: “Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias? “
  7. “Que coisas? “, perguntou ele. “O que aconteceu com Jesus de Nazaré”, responderam eles. “Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo.
  8. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram;
  9. e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu.
  10. Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro
  11. e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo.
  12. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram”.
  13. Ele lhes disse: “Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram!
  14. Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória? “
  15. E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.
  16. Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante.
  17. Mas eles insistiram muito com ele: “Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando”. Então, ele entrou para ficar com eles.
  18. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles.
  19. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles.
  20. Perguntaram-se um ao outro: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras? “
  21. Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos,
  22. que diziam: “É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão! “
  23. Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.
  24. Enquanto falavam sobre isso, o próprio Jesus apresentou-se entre eles e lhes disse: “Paz seja com vocês! ” (Lucas 24:13-36)

EVANGELISMO:

Foi muito bom você ter vindo. Nos vemos em nossa próxima reunião do NOSSO PEQUENO GRUPO, ou em uma das Celebrações na Igreja. Até lá!