TEXTO: ISAIAS 61.1-3

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;


A apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;


A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado.

ENCONTRO:

Qual foi a maior notícia que você já recebeu?

EXALTAÇÃO:

Deus é Fiel – Asaph Borba

Graças Dou – PIB Curitiba

EDIFICAÇÃO:

O evangelho de Lucas registra que Jesus foi à sinagoga de Nazaré em certa ocasião, como era seu costume, e pediu o rolo do profeta Isaías. Ele o desenrolou até encontrar o lugar onde essas palavras estão escritas. Voltando-se para este mesmo lugar, ele leu esta passagem sobre o Espírito vindo sobre ele, ungindo-o, e que ele foi chamado para pregar o evangelho, para curar os contritos de coração, para proclamar a liberdade aos cativos, etc. Ele parou de ler no meio de uma frase, após a vírgula após as palavras, “para proclamar o ano da graça do Senhor.” Então ele fechou o livro, devolveu-o ao assistente, sentou-se e disse: “Este dia é esta Escritura cumprida em sua audiência.”

Observe cuidadosamente onde ele parou de ler. Ele não leu “e o dia da vingança de nosso Deus”, porque quando ele veio pela primeira vez, ele introduziu “o dia do favor de Deus”, o dia em que Deus retém seu julgamento.

Esta é a resposta à pergunta que as pessoas estão fazendo: “Por que Deus não faz algo?” A resposta é porque ele está dando uma chance às pessoas em todos os lugares! Quando ele começar a julgar, ele julgará o mundo inteiro – todos nele, sem exceção. Somente aqueles que já se curvaram à sua vontade – escaparão da penalidade desse julgamento. Então ele começará “o dia da vingança de nosso Deus”, a frase que Jesus não leu naquele dia na sinagoga. Essa vírgula foi chamada de “a mais longa vírgula da história”. “O ano da graça do Senhor” agora cobre quase dois mil anos, mas será seguido pelo “dia da vingança de nosso Deus”.

Observe o contraste entre “o ano de sua graça” e “o dia da vingança”. Deus não gosta de vingança. Ele não tem prazer em julgar. Isaías chama isso de “sua estranha obra”. Mas isso deve ser feito eventualmente, embora seja o mais breve possível. Isso é o que a profecia registra como “o tempo do fim”.

PERGUNTAS:

1. Na sua opinião, por que o profeta Isaias declara que para levar boas novas aos aflitos; para curar os contritos de coração, para proclamar liberdade aos cativos e a abertura da prisão para os que estão presos; para proclamar o ano da graça do Senhor, Deus o ungiu?

2. O que significa para você a expressão: “Ano aceitável do Senhor”?

3. O que seria o “dia da vingança do nosso Deus”? Em sua opinião, já estamos vivendo o dia da vingança do nosso Deus?

4. Você tem experimentado dessa unção do Senhor para proclamar o ano aceitável?

RECURSOS EXTRAS
Sugestão de leitura semanal:
  • Segunda-feira: Lucas 9:28-62 —- Gênesis 16 —- Salmos 9
  • Terça-feira: Lucas 10:1-20 —- Gênesis 17 —- Salmos 10
  • Quarta-feira: Lucas 10:21-42 —- Gênesis 18 —- Salmos 11
  • Quinta-feira: Lucas 11:1-28 —- Gênesis 19 —- Salmos 12
  • Sexta-feira: Lucas 11:29-54 —- Gênesis 20 —- Salmos 13
  • Sábado: Lucas 12:1-31 —- Gênesis 21 —- Salmos 14
  • Domingo: Lucas 12:32-59 —- Gênesis 22 —- Salmos 15
AVISOS:

NOSSAS CELEBRAÇÕES

Presencial:

Culto Celebração da Manhã Presencial – No Templo da Quarta Igreja, domingos, às 10h30min, com inscrição prévia pelo Whatsapp: 97010-0453 (lotação limitada a 40%)

Online:

Culto Celebração da Manhã online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 10h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto Celebração da Noite online – transmissão ao vivo: aos domingos, às 18h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

Culto oração da Manhã online – transmissão ao vivo: de segunda a sexta-feira, às 06h30min. Acesse: https://www.facebook.com/pastor.lucio

Culto de oração estudo online – transmissão ao vivo: toda sexta-feira, às 19h30min. Acesse: https://www.youtube.com/c/qibrjorgbr

LINK PARA COMPARTILHAMENTO: Continue orando e compartilhando!

https://www.qibrj.org.br/bem-precioso9