Estudo 6 – Armadura de Deus

TEXTO: EFÉSIOS 6.10-18:

Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.

EXALTAÇÃO:

Deus está perto de nós – Diante do Trono

Nome sobre todo o nome – Casa de Davi

ENCONTRO:

Quebra-gelo: Você lembra de algum dia em que você foi incapaz de fazer algo e alguém mais forte e experiente te ajudou a superar tal obstáculo?

EDIFICAÇÃO:

Espiritualmente falando, sabemos o que a armadura de Deus representa para o cristão, pois o Espírito já nos revelou através de Paulo. Um fator importantíssimo é entender que esta armadura é de Deus não é humana e deve ser vestida em seu conjunto, sem deixarmos nenhuma parte de fora, pois a Palavra nos exorta: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus” (Ef 6:11)! Também é importante entendermos o que ganhamos e em que sentido nós somos protegidos obedecendo ao Senhor, vestindo-nos e revestindo-nos de sua armadura!

PERGUNTAS:

1) v.10-12 – Paulo inicia falando da Batalha Espiritual como algo que sozinhos não conseguimos vencer, por isso precisamos da força de Cristo e Sua armadura para enfrentar as ciladas do diabo. Pensando nisso, qual tem sido a sua perspectiva de batalha espiritual? Onde você tem se fortalecido?

2) v.13-15 – O texto segue e Paulo começa a descrever as características da armadura como: a verdade do evangelho, a justificação em Cristo e a preparação para o evangelho da paz. Todos esses itens, para enfrentar os dias maus. Olhando para isso, qual tem sido o seu dia mau? Como você tem se protegido dele?

3) v.16-17 – Mais algumas características da armadura são citadas: a fé em Cristo que nos protege, a certeza da salvação e a palavra de Deus como nossa principal arma. Assim, como você tem aplicado a palavra de Deus em sua vida? Ela tem sido sua arma espiritual?

4) O trecho abordando a Batalha Espiritual encerra com Paulo chamando o povo a orar em todo tempo, de todas as formas e uns pelos outros, para que estejamos juntos e firmes diante de tal batalha. Você tem orado pelos outros ao seu redor?

Foi muito bom você ter vindo. Nos vemos em nossa próxima reunião do NOSSO PEQUENO GRUPO, ou em uma das Celebrações na Igreja. Até lá!