Estudo 1 – Fortalecei-vos no Senhor

ENCONTRO:

Quebra-gelo: Você já teve dificuldade em vestir-se para uma ocasião especial? Conte sua experiência.

EXALTAÇÃO:

Músicas:

Eu te agradeço, Deus – Kleber Lucas – Clique aqui para ver o vídeo

O exército de Deus – Adhemar de Campos – Clique aqui para ver o vídeo

EDIFICAÇÃO:

Uma palavra final: Sejam fortes no Senhor e em seu grande poder. Vistam toda a armadura de Deus, para que possam permanecer firmes contra as estratégias do diabo. Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais. Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes.”

  1. O contexto da igreja. Atos 19
    1. Como surgiu a igreja de Éfeso.
    2. Qual deve ser a compreensão acerca daquilo que são as atividades do inimigo contra a nossa vida?
  2. O contexto da passagem.
    1. Finalmente. É uma conclusão. Depois de tudo o que foi dito eles não podem deixar de ouvir as suas ultimas instruções.
    2. É algo que diz respeito àqueles que são cristãos. Este é texto dirigido a igreja. E não pode ser diferente. Isso é algo que tem haver com aqueles que seguem a Cristo. Poderes das regiões celestiais, seres invisíveis; isso é algo para quem tem discernimento espiritual.
    3. Tem haver com a igreja em todos os tempos. O dia mal Não é um dia especifico. É o tempo que antecede a eternidade com Deus. O texto de Jesus em Mt. 6. “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus‬ 6.34
  3. Agora como lutar? Ele faz duas declarações que devem ser entendidas como uma só. “Fortalecer na força do seu poder e vestir toda a armadura de Deus”. E é importantíssimo que vejamos desse modo. Não adianta o revestir da força do poder de Deus e não ir à guerra. Como não adianta ir a guerra com toda a armadura sem o poder de Deus. Qualquer tentativa de só usar uma das atitudes significa fracasso retumbante. É importante notar a ordem que ele usa. Primeiro o poder depois a armadura. Primeiro o preparo depois a missão. E não podemos ficar como alguns, que querem o poder de Deus sem saber para que esse poder é dado. Ou aqueles que acham que podem entrar numa batalha com satanás na sua própria força.
  4. Quero então entrar na primeira afirmação de Paulo.
  • Fortalecei-vos. É algo que não está em nós. Mas algo que nos é concedido. No grego o imperativo “sede fortes” está na voz passiva: “sede fortalecidos”, “fortalecei-vos”. Dessa maneira aponta-se fundamentalmente para a circunstância de que a força necessária aqui não pode ser produzida por pessoas (nem mesmo por pessoas crentes). Pelo contrário: ela tem sua fonte e essência “no Senhor”.
PERGUNTAS:
  1. De 0 a 10 qual a nota que você daria a sua vida espiritual?
  2. Você está preparado para enfrentar as astutas ciladas do Diabo?
  3. Se não vem de nós mesmos o poder para lutar contra satanás, como e o que deveríamos fazer para recebermos essa capacidade?
  4. Se é para toda igreja essa ordem de “fortalecei-vos no Senhor”; tem como ficarmos de fora das “astutas ciladas do Diabo”?

Foi muito bom você ter vindo. Nos vemos em nossa próxima reunião do NOSSO PEQUENO GRUPO, ou em uma das Celebrações na Igreja. Até lá!